GLC & Associados / Subvert Studio

GLC & Associados / Subvert Studio - Imagem 2 de 16GLC & Associados / Subvert Studio - Imagem 3 de 16GLC & Associados / Subvert Studio - Imagem 4 de 16GLC & Associados / Subvert Studio - Imagem 5 de 16GLC & Associados / Subvert Studio - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Subvert Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
GLC & Associados / Subvert Studio - Imagem 5 de 16
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no centro de Lisboa, em pleno Chiado, a Gonçalo Leite de Campos & Associados é uma nova sociedade de advogados fundada em 2014, especializada em direito fiscal. O exercício proposto foi o de criar a identidade completa - identidade gráfica e arquitetônica - da sociedade de advogados que se estava a formar, tendo como objectivo principal a reinterpretação do conceito tradicional de um escritório de advogados a da sua prática.

GLC & Associados / Subvert Studio - Imagem 13 de 16
Planta Baixa

O projeto de interiores do escritório assumiu a requalificação do espaço pré-existente como reflexo e complemento da identidade gráfica criada em paralelo. Tal como a identidade gráfica criada, pretendeu-se para o espaço uma complementaridade entre uma sobriedade nas linhas estruturantes e um dinamismo contemporâneo pontual. Com uma área total de, aproximadamente, 160m2, pretendeu-se uma racionalização das zonas de trabalho, a diminuição das áreas de circulação e uma comunicação e fluidez de percursos mais dinâmica. 

GLC & Associados / Subvert Studio - Imagem 6 de 16
© Fernando Guerra | FG+SG

O projeto partiu de um núcleo central que se configura como o momento de chegada e recepção do exterior e faz, em simultâneo, a comunicação - física e visual - com os restantes espaços (escritórios, salas de reuniões, serviços e arquivos). Desenvolveu-se assim uma solução para este núcleo central que acentua a verticalidade do próprio espaço e, mesmo sem iluminação directa do exterior, cria um jogo de planos, espelhos e superfícies de iluminação artificial, que reflecte a luz do exterior. A divisão entre os diferentes espaços é feita através de uma estrutura vertical de madeira lacada a preto, que tanto cria a separação entre espaços, como cria espaços de sentar ou de arquivo. Os restantes espaços espaços comunicam com este espaço central de forma orgânica, num jogo de vãos, com aberturas e encerramentos para criar maior privacidade ou maior exposição.

GLC & Associados / Subvert Studio - Imagem 9 de 16
© Fernando Guerra | FG+SG

A cor preta assumiu-se, tal como toda a imagem gráfica, no ponto de partida para todos os espaços, apostando numa solução que confere um maior intimismo a todo o espaço. As superfícies espelhadas, por outro lado, criam momentos de distorção da perspectiva, enfatizando certos aspectos da própria experiência e configuração do espaço.

A solução geral para o escritório tem como base a interpretação das linhas estruturantes do próprio espaço, acrescentando, através da cor e dos materiais utilizados, uma geometrização do espaço bastante forte, que permite diferentes leituras e percepções do mesmo espaço.

GLC & Associados / Subvert Studio - Imagem 11 de 16
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chiado, 1200-443 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "GLC & Associados / Subvert Studio" [GLC & Associados / Subvert Studio] 30 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769358/glc-and-associados-subvert-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.